sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Resenha Crítica - Artigo Científico

O texto: Tendências atuais da Pesquisa em Linguística Aplicada de autoria da Professora Doutora Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi., atualmente lotada como Professora Assistente Doutor na Universidade de Taubaté – UNITAU, apresenta as novidades nas pesquisas voltadas para a Linguística Aplicada. A autora faz uma breve “incursão” sobre as áreas de interesse dos lingüistas e quais os métodos de pesquisa utilizados.
A principio, Lopes-Rossi apresenta de acordo com a perspectiva de Lobato a definição do que é a Linguística e como esta passa a ser considerada uma ciência moderna, através do lingüista Ferdinand de Saussure com a publicação de Cours deLinguistique Générale em 1916, “a partir desta data surge a gênese para as diferentes áreas dos estudos da lingüística em diferentes épocas”, num “sentido micro, estrito” uma visão mais formalista do fenômeno lingüístico,aqui o foco principal da lingüística é a língua ‘em si e por si mesma’.
Segundo o texto apenas na década de sessenta é que atenção dos pesquisadores voltou-se para o uso e o funcionamento lingüístico, agora não mais no sentido micro e sim macro, despontando para o estudo de outras áreas tais como a sociolinguística, psicolingüística e dentre outras a linguística aplicada esta ainda como subárea da lingüística, todavia está concepção está um tanto ultrapassada pois as atuais pesquisas tem a L.A revelam que sua área de atuação vai além, procura estudar a linguagem inserida nas práticas de uso dentro dum contexto social integrando assim diversas áreas.
Algo relevante e interessante no arquivo são as descrições dos métodos científicos utilizados nas pesquisas e que permitem a percepção que mesmo numa ciência humana tal como a Linguística Aplicada é possível a utilização de “diferentes métodos” a depender dos seus enfoques, proporcionando a L.A sua “autonomia como ciência”.

Por meio desta rápida viagem histórica, pode se perceber o quanto a autora tenta tornar compreensível aos interessados leitores, de forma clara e coerente o surgimento desta área, qual o foco principal a ser estudado, como é abrangente os estudos pois percorrem diversas áreas de atuação, um artigo relativamente pequeno mas que ressalta a importância do desenvolvimento de pesquisas científicas na área da Linguística Aplicada e como tais pesquisas corroboram aos estudantes de letras ou atuantes em outras áreas a fazer uma “leitura do mundo” uma compreensão dos diferentes contextos sociais e ao fazê-lo nos permita a entrada “no mundo da escrita”.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A resenha está bem escrito, é clara, concisa, estimula o leitor à leitura do artigo pois traz seus pontos principais e se posiciona criticamente de forma positiva. Possui todos os elementos necessários, introdução, desenvolvimento, síntese, conclusão e posicionamento crítico. Há porém uma falta de elementos pré-textuais que caracterizam uma resenha. Falta a referência da obra nas normas da ABNT, a descrição de que tipo de resenha é esta e o nome do autor da resenha em itálico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por você ter visto a falta destes elementos que desconhecia como elementos de uma resenha. Desde já muito obrigada.

      Excluir
  3. Tem características de uma resenha, apresentando um texto conciso e de fácil entendimento, com citações breves do texto resenhado, senti falta apenas de uma visão mais crítica da autora quanto ao texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meu colega pela sua análise sincera que me ajudou a rever o texto e pensar em uma nova forma de me posicionar mais claramente. Desde já muito obrigada.

      Excluir
  4. Foi verificada todas as características pertinentes a uma resenha com um texto simples e de fácil compreensão, estimulando o leitor a querer conhecer mais sobre o artigo em questão.

    ResponderExcluir
  5. Walkyria,

    Sua resenha está muito boa. O texto está claro e conciso. Apresenta uma boa síntese, analisa com propriedade pontos importantes do texto e apresenta uma boa avaliação crítica. Há alguns problemas de adequação à norma, especialmente relacionados à pontuação.

    NOTA: 9

    ResponderExcluir